S.O.S Enjôo

Olá meninas, hoje vim falar sobre aqueles enjoos que é o mal de quase todas as gestantes.

nausea-gravidez

Cerca de 70% a 80% das mulheres tem enjoos matinais no 1° trimestre. Podendo vir com ou sem vômito. Sendo principalmente no período matinal. Surgem normalmente na 5° ou 6° semana, mas podendo começar já desde a 2° ou 3° semana de gestação, durando até a 12°  ou 18° semanas, na maioria dos casos. Cerca de 10% das gestantes tem enjoos até o 3° Trimestre.

A gravidade dos enjoos varia muito de gestante para gestante. Isso se deve, possivelmente, a diferença do HCG no corpo da gestante.

“HCG é a sigla utilizada para denominar a hormona (hormônio em português do Brasil) gonadotrofina coriônica humana.” “Esta hormona é produzida pelo corpo da mulher exclusivamente quando existe uma gravidez. Por esta razão, esta hormona é o principal marcador utilizado pelos testes de gravidez para detectar se existe ou não uma gestação.” “A função dessa hormona é fazer com que o ovário produza estrogênio e progesterona, mantendo assim o corpo lúteo dentro do ovário durante o primeiro trimestre de gravidez, de modo a que não ocorra a menstruação nem uma nova ovulação. Desta forma, assegura, também, que o endométrio não pare de crescer para que possa ocorrer a fixação do óvulo no útero.”

Ainda não foi completamente desvendado o real motivo dos enjoos matinais na gestação. Mas acredita-se que é devido ao HCG, que alcança picos, retardando a digestão, fazendo com qie o alimento demore mais para sair do estômago e chagar ao intestino, ou seja, a progesterona responsável por manter a gravidez, deixa o estômago mais preguiçoso, dificultando a chegada do alimento no intestino. Sendo assim, quanto mais alto o nível de HCG no corpo, mais intensos serão os enjoos.

Outras possíveis causas dos enjoos são o aumento da taxa de estrogênio, estresse, labirintite e mulheres com alteração gástrica.

E como posso evitar?

Existem alguns meios para evitarmos os enjoos matinais, mas já vou lembrando que não é eficaz para todas as gestante.

  • Como o estômago demora mais para esvaziar, evite fazer refeições muito grandes.
  • Manter sempre algo no estômago, comendo pequenas refeições de 3 em 3 horas.
  • Fazer uma pequena refeição a noite, evitando comer e em seguida deitar.
  • Se possível, pedir para que alguém prepare a sua comida, pois as vezes as gestantes perdem a fome e sentem muito enjoo.
  • Quando estiver se sentindo bem, ingerir pequenas quantidades de líquidos, se mantendo hidratada, mas sem exagero, pois muito liquido pode acabar fazendo com que a comida “volte”. Optando por líquidos mais gelados.
  • Gengibre, limão ou melancia podem evitar os enjoos. (Eu mesta sempre opto por tomar um suco de limão junto com as refeições). Evite coisas apimentadas e gordurosas.
  • Chupar gelo também ajuda.
  • Ter sempre uma bolacha água e sal por perto. Também podendo deixa-las do lado da cama e comer após acordar, levantando após uns 20 minutos.
  • Faça repousos. Levando em conta os fatores psicológicos que levam aos enjoos, como o estresse e a ansiedade, a melhor maneira é fazer repousos periódicos.

Ou seja, basicamente coma bolacha água e sal e tome uma aguinha sempre que der, almoce bem, mas sem exagerar e com um suco de limão ao lado.

Muitas dessas alternativas me ajudaram e ainda ajudam, espero que seja útil pra vocês. ❤

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